Verifica o PageRank do teu site:
This free page rank checking tool is powered by Page Rank Checker service

domingo, 9 de março de 2008

Torrents, P2P

Um conceito muito utilizado para download de ficheiros é o permitido pelo protocolo de processamento rápido que permite ao utilizador fazer download de arquivos indexados em websites.

Esse protocolo introduziu o conceito "partilhe o que já descarregastes" maximizando muito o desempenho e possibilitando downloads rápidos e imediatos.

Daqui resultou o Bit Torrent. Este não é só um dos programas P2P mais populares do momento, como também é o nome do próprio protocolo, ambos criados pelo programador Bram Cohen em 2003 e tem sido o alvo nº1 de empresas que lutam em defesa da propriedade intelectual, devido a alegações de violação de copyright autoria de alguns arquivos transmitidos pela rede.

O conceito das Torrents define-se em primeiro lugar em localizar uma fonte para o ficheiro desejado. Para isso existem vários sites on-line, incluindo o próprio Bit Torrent, que permitem a pesquisa pelo ficheiro desejado. A partir daqui, é necessário fazer o download do ficheiro .torrent, o qual contem informação sobre servidores (trackers) que possuem uma lista de utilizadores com o ficheiro desejado.

Mais 2 sites on-line para localizar ficheiros .torrent: mininova e isohunt, mas existem muitos mais pela net fora.

Um ficheiro novo na rede, designa-se uma seed, sendo a partir dela que os diversos utilizadores (peers) descarregam fragmentos do ficheiro. A parte realmente fascinante sobre a tecnologia P2P actual reside no facto de não ser necessário possuir o ficheiro completo para o partilhar. Um mero fragmento do ficheiro, presente no teu disco, já é suficiente para ser partilhado com outros utilizadores. De fragmento em fragmento, o ficheiro é rapidamente construído no teu computador. Esta actividade de upload e download de fragmentos do ficheiro entre vários utilizadores é denominada de swarm.

O sistema de partilha optimiza ao máximo o desempenho geral de rede, uma vez que não existem filas de espera e todos partilham pedaços entre si, não sobrecarregando um servidor central, como acontece com sites e portais de downloads.

Se pretendes fazer downloads, então basta instalares o Bit Torrent no teu computador ires aos sites localizar os ficheiros .torrent.

Boa navegação.

Sem comentários: